terça-feira, 21 de abril de 2009

Robert Crumb and His Cheap Suit Serenaders - Chasin' Rainbows



Como postar música e artes plásticas ao mesmo tempo, ilustração, fácil. Robert Crumb, trabalha com esse quesito.
Esse cara ai talvez seja o pai do Underground dentro dos quadrinhos, e um cara que contribuiu para a cena hippie mesmo negando, e odiando a mais que tudo. Ele realmente odeia muita coisa, as vezes discordo de seu ponto de vista, mas a maioria acabamos concordando.
Quando a falaram do lançamento de Watchmen no cinema disseram sobre os quadrinhos, existe a era pré- watchmen e pós-watchmen, antes os heróis eram bonzinhos, salvavam o mundo e ponto, depois de Watchmen as coisas foram ficando mais adultas e mais obscuras. Com Robert Crumb podemos dizer que acontece coisa parecida. Não existe um sequer desenhista, depois dele que não tenha um dedinho de influencia do cara.
Olhando para o trampo do cara podemos notar que a coisa era bem artesanal.
Pra quem gosta de cinema, pode apreciar a participação no filme American Splendor, que conta a história real de Harvey Pekar, alguem que ajudou na carreira do figura. Não só dele como outros desenhistas. Outra obra cinematográfica, é a adaptação de Fritz the Cat, ou como dizia a sogra de R. Crumb, Felix the Cat. Ou o documentário sobre o senhor Crumb, lançado em 1994, Dirigido por Terry Zwigoff e produção de ninguém menos que David Lynch. Terry faz parte da Cheap Suit.
Se você já conhece Robert Crumb e acha que a única participação musical dele seja desenhando a capa do disco "Cheap Trills" da Janis Joplin com a The Big Brothers Band and Holding Company, está enganado. Encontrei por acidente este projeto do cara, depois de um tempo que já conhecia um outro projeto que reza a lenda R. Crumb participou, Les Primitifs Du Futur. é um som bacana. Mas o Cheap Suit Serenaders eu gostei mais. Me dá sensação de trilha sonora daqueles desenhos animados da decada de 30. Aquela coisa caótica, sempre lembro de Betty Boop com sua enorme cabeça e um ser, "lobo?, com cara de psicopata, e o resto dos animais em movimentos psicóticos. Desculpe isso, mas acho muito bizarro, e muito bom.
Este disco são músicas que Crumb e seus outros colegas regravam músicas de 1920, e por isso aconteça essa sensação. Cheap Suit Serenaders gravou 3 discos durante a década de 70.
Bom, se quiser ler, todo mundo adora o Mr. Natural, mas na minha opinião gosto muito mais de América e Minha Vida.
Bom chega de papo, se tiver tempo pegue toda essas referências, se não ouça apenas essa banda que vale a pena.

Download

Um comentário:

Fabio disse...

Bicho...faz tempo que tava à procura dos sons do Crumb, felizmente acabei achando aqui...
Não sei se é raro ou se eu que não cacei direito, mas foi difícil achar...
Muito obrigado por disponibilizar...

Abraço.