segunda-feira, 20 de abril de 2009

Frank Zappa - Hot Rats


Realmente é heresia de minha parte passar tanto tempo com esse blog sem postar nada desse mestre aqui.
As primeiras coisas que vi de Zappa foram, uma matéria que um jornalista jogava uma frase dele, eu tinha uns 9 anos de idade nunca vou lembrar qual delas era já que Zappa era mestre nisso também, e outra foi muito depois com aquilo congelado no cérebro vejo não lembro onde um quadro de Zappa sentado em um vaso sanitário, foi o estopim para ir atrás da obra de Zappa.
Recentemente estava lendo o Detritos Cósmicos de Fábio Massari, é incrível, a cada página do livro eu ficava cada vez com mais vontade de ouvir alguma música do Zappa.
Para começar bem resolvi postar o primeiro disco essencial de Frank Zappa, o primeiro dele sem os Mothers Of Invention, o primeiro com algo mais desafiador, mais diferente e o talvez, me aventuro dizer isso, o melhor disco dele, Hot Rats.
Se você nunca ouviu nada dele, nem sequer ouviu o nome do lendário Frank Zappa, já passou da hora de conhecer, e esse disco é o batismo para entrar nesse mundo zappamaniaco.
é um disco TESERA mesmo. Frank Zappa tem apenas uns 80 discos e isso prova novamente que passou da hora de você conhecer.
Hot Rats é um disco de Rock? Ou de Jazz? Ou quem sabe de Avant Garde? Frank Zappa nunca deixou ninguém realmente entender oque ele era, e isso talvez seja uma das coisas mais fascinantes da sua personalidade.
Frank
Zappa sempre foi frente de seu tempo, talvez a frente dos Beatles, Paul McCartney jura ter sido influenciado por Zappa para compor o Sgt. Peppers. Frank Zappa em resposta lança o disco "We're Only In It For The Money" satirizando a capa de Sgt. Peppers. Outra prova de que Zappa estava a frente de seu tempo é "Freak Out" ser o primeiro disco duplo da história da música. Entre outras é o pai do Avant Garde no rock. Sua principal influência era Edgar Varése, vale a pena dar uma ouvida nesse cara ai.
Foi um roqueiro com formação erudita, mas com um som descompromissado, com suas letras bem humoradas, sempre criticando algo da grande mídia.
Me lembro de um amigo falando sobre o Karnak, "o som é sem unidade, querendo fazer tudo ao mesmo tempo, falcatrua isso", Mas corrijo, o som tem unidade, todas. Não imagino eu hoje sem influência desse tio Zappa, nem sem Mr. Bungle. Mudaram meu jeito de ouvir música, e quem sabe até de pensar.
Hot Rats é o sétimo disco da carreira de Zappa, e o primeiro solo, foi lançado em 1969. Reza a lenda que ele viu Duke Ellington, jazzista, implorando para executivos da gravadora por 10 dólares, e o pedido sendo recusado.
Frank Zappa vendo isso resolve dissolver o Mothers, e ir para outros caminhos. Maravilhoso caminho esse. Hot Rats ainda conta com a presença do lunático Captain Beefheart nos vocais em "Willie The Pimp". Já ouvi esse disco trilhões de vezes, "Peaches En Regalia" e nunca me canso de ouvir.
Uma curiosidade sobre a capa do disco, as capas dos discos de Zappa são muito fodas e essa aqui é uma de minhas favoritas, até então eu acreditava que a pessoa na capa era o próprio Frank Zappa, mas na verdade é uma groupie do Mothers of Invention que estaria escondida dentro de uma piscina a espera dos idolos. Essa groupie se chama Christine Frka. Ela fez parte de um projeto chamado GTO´s (Girls Together Outrageously) que Zappa, apadrinhara.
Baixe Hot Rats não se arrependerá, e se você arrepender o disco é curto mesmo, você vai perder pelo menos uma meia hora curtindo esse disco.

Download

Nenhum comentário: