
Glauber Rocha foi um dos cineastas mais importantes e mais geniais que o Brasil pode ver. Morreu ainda jovem vítima de septicemia, com certeza se estivesse vivo teria muito mais obras maravilhosas como essa.
"Terra em Transe" é um dos primeiros filmes do cinema novo brasileiro, como outros filmes desse sub-estilo conta história política que se passava na América Latina da época. No Brasil o governo de João Goulart caiu após o golpe militar de 64 e o episódio da censura que nossos pais sempre contam, começou. Com esse filme não foi diferente, a censura impossibilitou de utilizar a imagem da força militar no filme e nem mesmo pode ficar claro como sendo Brasil o país em questão, consegue ser mais genial por esse mal necessário.
Eldorado é uma terra que passa por uma crise de competições políticas entre um político populista e outro monarquico, entre esses dois mundos temos o poeta com sua pura ideologia.
Glauber Rocha consegue um trabalho realmente magnífico ao usar puramente a poética da metáfora, o que recheia o trabalho e não trasnformando em algo massificado.
Algumas vezes me senti um pouco confuso pois não é um filme fácil assim como "Deus e o Diabo na Terra do Sol".
"Terra em Transe" foi considerado uma obra do movimento tropicalista, ganhou prêmio de Cannes em 1967 e realmente vale muito a pena conferir.
Um comentário:
Maneiro, não sabia do enredo do filme. Parece bem legal mesmo, espero um dia conseguir ver.
Maneiro o blog, parabéns.
Postar um comentário