quarta-feira, 15 de julho de 2009

White Noise - An Electric Storm


Se é verdade que todo matemático é um bom músico, mas nem todo músico é um bom matemático, Delia Derbyshire consumou esse ditado. Delia foi uma das peças mais importantes para vanguarda e para a música eletrônica, como Kraftwerk, Can, Devo. Com certeza serviram de pura influência pra gente como Portishead, Aphex Twin, Secret Chiefs 3, Radiohead. Produtora e compositora, Delia Derbyshire entrou para o laboratório BBC Radiophonics Workshop, que criava texturas sonoras e efeitos para séries para a BBC, por exemplo o seriado Dr. Who da década de 60.
Em 69 ao lado de colegas da BBC Radiophonics Workshop, David Vorhaus e Brian Hodgson (Vorhaus é o único que ainda continua com o projeto até hoje) criaram oque seria o primórdio da música eletrônica e um marco para tal, o White Noise. An Electric Storm foi o primeiro disco e o mais importante da carreira e segundo a revista Mojo um dos 10 discos mais experimentais de todos os tempos, no ano de lançamento foi um total fracasso de vendas, mas hoje ganha até uma re-edição remasterizada com um livro contando melhor a importância de tal. O antigo vinil é tão raro que já foi encontrado por 10.000 dólares.
Tal disco consegue mesclar a psicodelia 60 com obscuridade de vanguarda, mais fácil de visualizar dividindo o disco em lado A e lado B. Simplesmente genial, perfeito e viciante, isso sem falar nas letras pouco cartesianas. O pseudo single fica a cargo de "My Game Of Loving" e é uma suruba só.
O mais interessante de todos os trabalhos de Delia e Vorhaus é o fato das músicas serem feitas sem instrumentos musicais, mas sim com manipulação de som, fitas e osciladores, e o motivo por tanta ser tão experimental.
Faça um download e entenda o que estou dizendo.

DOWNLOAD

Se quiser saber mais entra ai e ouça oque os cumpadres portugueses falam sobre.

Nenhum comentário: